domingo, 4 de dezembro de 2016

Veneno

A utilização de agrotóxicos nas plantações sempre foi um assunto bastante polêmico atualmente. Já foi mais que comprovado que os agricultores muitas vezes fazem uso abusivo dos pesticidas,  que prejudicam a saúde tanto das pessoas que vão consumir o produto contaminado, quanto das pessoas que moram ou que trabalham perto das plantações.

Na teoria do sistema mundo, o capitalismo evolui em função dos fatores econômicos, ou seja, cada vez mais os donos dos meios de produção querem achar uma maneira de lucrar, gastando menos tempo e dinheiro.
O uso de agrotóxicos se massificou depois dos anos 1960, quando os investidores notaram que com a diminuição das pragas, as colheitas renderiam mais.  Esses produtos possuem funções como matar insetos, fungos e ervas.


O Brasil é o país que lidera no ranking de uso dos agrotóxicos. Isso gerou uma preocupação dos médicos pois os efeitos colaterais podem causar doenças graves como câncer, alterações genéticas, malformação fetal, lesões renais e hepáticas, etc.

Sendo assim, esse assunto causou muita discussão no Ministério Público, pois a busca por um consenso entre pessoas a favor e contra os pesticidas está cada vez mais difícil. Alternativas como o uso mais moderado de venenos nas plantações e o incentivo ao consumo de produtos orgânicos são algumas das medidas que já foram colocadas em prática.



                                                                                                                       Dalila Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário