A ordem é o que possibilita o relacionamento entre as pessoas sem que seus valores sejam quebrados, tais como de proteger a vida, a propriedade e a verdade das leis. Apesar desses valores serem relativos dentro de cada sociedade, para Hedley Bull eles são primordiais para explicar a ordem internacional.
A carta da ONU, como já estudamos, foi documento feito após a Segunda Guerra Mundial que tinha como objetivo manter a paz mundial e estabelecer a cooperação internacional relacionados aos problemas sociais, econômicos e humanitários. Tal documento poderia ajudar a manter a Ordem Internacional estabelecida e para que os valores sejam respeitados. Sendo assim, podemos pensar na Carta das Nações Unidas como a justiça explicada por Bull, já que na carta estabelece os direitos e deveres dos Estados.
Desse modo, podemos concluir que a justiça só pode ser aplicada em um contexto de ordem, que foi o estabelecido após a Guerra Fria, onde foi possível construir uma justiça internacional baseada nos valores morais das sociedades.
Por Maria Clara Campbell e Raquel Sant'Anna
Nenhum comentário:
Postar um comentário