Principais elementos da escola inglesa: o sistema
internacional, sociedade internacional e sociedade mundial. BULL desenvolveu
ideias de ordem e justiça que são muito importantes para entender a escola
inglesa entre as quais encontramos a
ordem internacional, ordem na vida social e ordem mundial. Sobre as ideias
desenvolvidas em relação a justiça que ele
divide e tenta explicar os seus conceitos de uma forma analítica sempre
pensando na sua teoria por ele proposta sobre a justiça.Sendo uma teoria basta
em detalhes o foco a explorar e desenvolver será a justiça para Bull.
Começamos pela justiça geral e a distinção com a justiça
particular, a “geral” como o comportamento virtuoso e correto, enquanto a “particular”
como um comportamento especial e correta entre os quais poderíamos achar mais
de um tipo de comportamento correto.
A segunda distinção entre justiça "substantiva" e a
justiça "formal" é que a primeira
se apoia no reconhecimento das normas, regras, leis e o cumprimento e deveres
produzidos por estes sejam políticos, econômicos ou sociais, a segunda exige o cumprimento destas normas de maneira
igualitária sem importar as condições do sujeito, nem o conteúdo das regras.
A terceira distinção ocorre entre a justiça “aritmética” e a justiça
“proporcional” é que a primeira tem um sentido de uma distribuição exata ou
matematicamente de direitos e deveres e é proporcional que visa uma
distribuição de direitos e deveres, mas não necessariamente igualitária, pois,
pelas diferenças culturais, sociais e econômica a igualdade pode ser contrária
à justiça, desta forma se espera uma proporcionalidade justa que pode não ser
igualitária.
A quarta distinção parecida com a anterior é a justiça “comutativa” e a
justiça “distributiva” a primeira é reciprocidade entre direito e deveres,
existindo de um lado, existe de igual modo no outro, bem parecida à justiça
aritmética a segunda justiça não é alcançada por uma reciprocidade em direitos
e deveres dos dois lados, mas sim por um reconhecimento individual dos membros
das sociedades involucradas que possuem alguns interesses em comum esta pode
ser confundida com a justiça proporcional.
Segundo Bull é partir destes quatro pressupostos de distinção
da justiça que nós podemos entrar distinguir da “justiça internacional” ao
entre os estados da justiça individual ou humana e de justiça mundial ou
cosmopolita.
Por justiça internacional ou justiça entre estados, o que temos em mente
são as regras morais que atribuem direitos e deveres aos estados e às nações.
Por exemplo, a noção de que todos os estados, independentemente do seu tamanho,
composição racial ou inclinação ideológica, têm o mesmo direito à soberania; ou
a ideia de que todas as nações têm o mesmo direito à autodeterminação
nacional.(BULL).
A justiça é muito diversa em todas as partes do mundo,
tendo influencia moral, cultural, religiosa, histórica, jurídica, social etc.. que faz com que se tenha diferentes cosmo visões de ver e de entender a vida a realidade. A
justiça que se encontra ligada naturalmente a os valores aos costumes de uma determinada sociedade, entra por
natureza em conflito com os valores da outra sociedade, pois isto, ocasiona distorções problemáticas na hora de avaliar a mesma
situação.
Hoje em dia os valores e costumes principalmente os
ocidentais estão espalhados por quase o mundo todo, com ajuda de varias guerras
que disseminaram varias nações, a
entrada e o domínio na economia mundial das políticas neo liberais,
capitalistas e imperialistas do ocidente, lógico com ajuda indiscutível dos
avanços tecnológicos que favoreceram
e ajudaram para que
os valores ocidentais se conhecessem em quase todos os cantos do mundo,
introduzidos obrigatoriamente na maioria dos países.
Com a globalização dos
valores injusta para muitos povos, mas necessária para manter a paz, se cria a possibilidade de uma justiça internacional, plantar a ideia de direitos e deveres iguais,
de direitos humanos iguais da universalização
de valores e de diretos, unindo as sociedades no mais intimo possível
com instituições internas que compartilham os mesmo ideias que as outras, em
organizações internacionais que promovam
políticas sócias na qual a maioria nos identificamos, em outras palavras
com a perda da diversidade de valores e culturas mundiais com o extermínio das
diferenças e com um mundo mais
homogeneizado manter a paz seria mais fácil,mas para realmente acontecer isso
ainda falta muito, caminho quase impossível dado que no mundo ainda há alguns povos valentes que
se negam a perder o que foram por milênios e também perder sua cultura seus
valores, entrelaçando guerras impossíveis e suicidas com as potencias mundiais.
Fazendo com que os direitos humanos, a justiça internacional
e todo o feito pelo ocidente não passe
de uma folha ou seja se ainda são uma utopia.
Miguel Angel Albarracin Camacho e Boris Felipe Albarracin Camacho
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