sábado, 22 de outubro de 2016

Resumo: Teoria Tradicional e Teoria Crítica por Max Horkheimer (1937)

Dalila Amorim


Max Horkheimer escreve em seu artigo um novo tipo de teoria em contraponto a teoria tradicional.
A teoria tradicional vem dessa tradição positivista de conseguir mensurar todo o conhecimento e dizer que o mesmo só é válido se for observável e medido, ou seja, existe a necessidade de matematizar o conhecimento, inclusive as ciências sociais. Então poderia-se quantificar e transformar as relações sociais e toda a subjetividade que a permeia em números estatísticos. 
Sendo assim poderia comprovar a ocorrência de um fenômeno através da sua quantificação, inclusive os fenômenos mais objetivos.
A principal característica da teoria tradicional é o fato dela se posicionar como algo A-histórico, ou seja, a formulação dessa teoria não é fruto dos processos históricos que formam as sociedades, mas ela pode ser aplicada durante qualquer período de tempo. Ela é separada da história, não sendo produto da sua época, mas podendo explicar qualquer fenômeno em qualquer período histórico. Nas relações internacionais pode-se dar como exemplo o realismo, que é aplicado da mesma forma seja para explicar o mundo bipolar durante a Guerra Fria como para explicar o sistema de Cidades-Estado da Grécia Antiga.
A teoria tradicional também é dissociada das crenças dos seres humanos, não sendo uma teoria ideológica, e não se tornando de direita ou de esquerda, mas tomando uma posição neutra, ficando por cima das ideologias.
Para os teóricos da escola de Frankfurt, a teoria tradicional é vista como um reflexo do modo de produção capitalista, que compartimentaliza os saberes e os hierarquiza. Tendo uma divisão entre os saberes mais úteis e os menos úteis, e os trabalhos mais complexos (que consequentemente remuneram mais) e os trabalhos menos complexos. 
Há uma separação entre o trabalho manual do trabalho intelectual. Sendo que, para a sociedade, o primeiro é mais desvalorizado que o segundo.
A teoria tradicional aliena a sociedade com a cultura de massa, que é basicamente a cultura comercializada, feita pelas grandes indústrias, não tendo necessariamente a participação das pessoas na sua formação. Diferentemente da cultura popular, que representa a expressão do modo de vida de um povo.
Por sua vez, a teoria crítica seria um meio de superação da teoria tradicional. Então, para um teórico crítico, essa naturalização dos comportamentos é construída pela indústria cultural, que dá origem a cultura de massa. 
Sendo assim, esse mundo foi socialmente construído pelo capital, e para Horkheimer essa forma de existir é desumana, pois impede que o ser humano se veja na sua totalidade.
Portanto, a teoria crítica tem a necessidade de unificar todos esses saberes, e apontar as contradições da teoria tradicional.

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